AGENDA     |       BLOG     |       (48) 3369-1722
  MATRÍCULA     |       ÃREA RESTRITA

UMA ESCOLA DIFERENTE

DESENVOLVENDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.

Núcleo de Aprofundamento
 


O Núcleo de Aprofundamento é um segmento da Escola dos Sonhos composto do estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo a continuidade da abordagem desenvolvida no Núcleo de Desenvolvimento. O núcleo recebe este nome, nessa proposta, pois visa ampliar o protagonismo dos estudantes, possibilitar a evolução de sua própria liberdade e responsabilidade, a fim de transformar o meio em que estão inseridos.

Nessa proposta comum, os projetos de pesquisa são desenvolvidos a partir de uma temática de interesse individual ou de um grupo. Temos como objetivo, estimular os estudantes a buscarem temas de seu interesse, que envolvem pensar a solução para problemáticas atuais, pertencentes ao contexto em que eles estão inseridos, e que possam ainda, através da pesquisa científica, refletir e interagir com o conhecimento, criando soluções, inovações, questionando e compartilhando com os outros suas aprendizagens sobre o tema estudado.

Neste processo educativo, o objetivo é aprofundar e criar possibilidades de evolução e amadurecimento no que se diz respeito à liberdade, responsabilidade e autonomia, que ocorrem, quando os estudantes percebem-se como autores de seu processo educativo, escolhendo os temas dos quais querem estudar, os assuntos que pretendem pesquisar, e as formas que irão socializar, desenvolvendo sua autogestão, em tarefas diárias da sua rotina escolar, como analisar quais atividades dos guias de estudos irão fazer, quais precisam revisar, em quais momentos o orientador estará disponível para auxiliar, ou com atitudes que requeiram mais iniciativa e engajamento, com olhar crítico sobre o meio que o envolve, por exemplo; intervenções na comunidade, atitudes solidárias, e envolvimento nas decisões que envolvem todo o âmbito escolar, como por exemplos; as assembleias.  

E assim, neste movimento, o estudante tem a capacidade de refletir sobre suas ações, para ressignificar antigos e novos saberes e possibilitar uma visão de mundo mais ampla, com entendimento sobre questões fundamentais para ser um sujeito ativo na sociedade, que questiona, intervenha e dê voz às suas ideias, constituindo-se enquanto sujeito social.


 

Qual o papel dos orientadores no Núcleo de Aprofundamento?



Nesse movimento, os orientadores se colocam como mediadores do processo educativo, contribuindo com os projetos de pesquisa, delineando com o estudante/grupo seus os objetivos de aprendizagem, as inquietações, as formas de registro e os modos de compartilhamento do produto final sobre o que foi estudado e problematizado sobre o tema trabalhado, para isto utilizamos como ferramenta o Projetando Sonhos, que é o processo de um pensamento crítico, que permite organizar as informações/ideias, visa aprimorar situações e adquirir conhecimentos, em busca de possíveis soluções.


 

Qual o papel do estudante no Núcleo de Aprofundamento?
 

Ser estudante nesse segmento é observar, criar, construir, pensar, criticar, refletir e transformar os âmbitos sociais. É compreender que a construção do conhecimento acontece na relação com o outro, na construção coletiva, que o aprender e o ensinar não estão separados, e cabe ao educador criar possibilidades para que  o estudante implique-se, com posturas de iniciativa e responsabilidade, comprometendo-se e engajando-se nas escolhas do seu processo educativo.



 

 

A ESCOLA DOS SONHOS

Escola dos Sonhos oferece uma formação diferenciada, onde o conhecimento e a sensibilidade se misturam para a construção de um mundo diferente.

              

IMAGENS + RECENTES