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UMA ESCOLA DIFERENTE

DESENVOLVENDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.

Núcleo de Desenvolvimento

 

No Núcleo de Desenvolvimento a criança vai se construindo por meio do desenvolvimento das habilidades como valores sociais, pedagógicos, conhecimento de mundo, e assim provocando sua transformação enquanto sujeito.

O envolvimento das crianças pelas propostas cotidianas do Núcleo de Desenvolvimento é fomentado por vários aspectos, principalmente pelo fato de terem a liberdade para escolher seus temas de pesquisa. Juntamente a isto, o engajamento das orientadoras e orientadores e a estreita relação com as famílias, que proporcionam a elas um ambiente fértil para a construção de um aprendizado significativo. Assim, garante-se a oportunidade de serem autores e agentes de construção em seus caminhos, buscando a autonomia e responsabilidade nas suas escolhas pessoais, intelectuais e na construção das relações interpessoais. Esta autonomia diz respeito também a escolha dos espaços em que vão estudar, suas companhias, o gerenciamento do seu tempo, a forma de socializar suas pesquisas e seus registros ao longo do projeto. Responsabilidade, no que diz respeito ao cumprimento dos prazos e combinados, muitos destes originados e votados democraticamente em assembleia, tendo como princípio a autoria das próprias crianças.

No Núcleo de Desenvolvimento, a ludicidade é utilizada como ferramenta pedagógica. No momento em que as crianças brincam, elas também aprendem. Durante o jogo, as crianças dão significado para vivências de caráter afetivo e intelectual. Além do jogo e da brincadeira, a ludicidade também está presente nas diferentes ferramentas pedagógicas, seja na pesquisa bibliográfica, de campo, na apreciação de materiais audiovisuais ou experiências. Tal ludicidade também está presente na forma de encantamento. O Encantamento ocorre com atividades e vivências proporcionadas pelas orientadoras e orientadores, utilizando-se de temas que possuem relação com os assuntos pesquisados pelas crianças. Em tais propostas, a equipe de orientadores desenvolve atividades que dão grande ênfase ao fator estético, de modo que as crianças possam vivenciar uma experiência, como se estivessem se transportando para outro lugar de forma mágica. Assim, o encantamento, ao mesmo tempo que põe em prática conhecimentos estudados, também pode servir como impulsionador para futuras pesquisas. Em tais vivências, as crianças ampliam sua bagagem cultural, não somente em sua perspectiva estética, mas também em seu significado mais amplo, que engloba todas as esferas das relações humanas.

O Núcleo de Desenvolvimento enquanto espaço social possibilita interações que proporcionam se perceber enquanto sujeito em construção do seu auto-conhecimento. A partir disso, são nas relações com o outro que a criança terá oportunidades de desenvolver-se emocional e afetivamente, utilizando-se da escuta e do diálogo reflexivo, considerando-se ambas as partes, perante uma situação de conflito, por exemplo, e reconhecendo-se como ser de direitos e deveres nas assembleias, que são realizadas nesse núcleo, onde exercita-se a democracia. Importante destacar as singularidades e necessidades, as quais são observadas e consideradas como um diferencial que torna a criança única e parte integrante do Núcleo, tais características estão presentes em situações de: escolha de tema de projeto de pesquisa, propostas pedagógicas de atividades direcionadas a cada necessidade e um olhar sensível às variadas situações diárias que poderão surgir.

 

Como é organizado o Núcleo de Desenvolvimento?


No Núcleo de Desenvolvimento os estudantes são integrados por idades diferentes e temas que seguem a mesma linha de pesquisa. Neste núcleo o trabalho é voltado para autonomia e responsabilidade, em que a pesquisa é a base de todo o projeto, assim o estudante exerce práticas diárias que visam seu maior protagonismo na relação com o conhecimento, aprendendo a gerir o seu tempo, a entender o que é pesquisa, os recursos que pode utilizar, o trabalho em equipe, manuseio de fontes, a
diferença entre interpretação e plagio, entre outros. O projeto é escolhido de forma individual e tem duração de 60 dias.

No próximo ano iniciaremos o ano letivo com quatro grupos no período vespertino e dois no período matutino, cada um, com no máximo 20 crianças por grupo. Com a extensão do Núcleo de Transição até o primeiro semestre do ano letivo, a partir
de agosto passaremos para seis grupos no período vespertino, visto que as crianças do 2º ano irão ingressar neste núcleo.

 

Qual o papel dos orientadores no Núcleo de Desenvolvimento?
 

O papel do orientador é de mediar, orientar, instigar, encantar, estimular, inspirar, despertando nos estudantes todas as possibilidades de aprendizagem existentes. Juntamente com ele, traça caminhos a serem percorridos, de modo que o estudante se perceba como sujeito ativo de seu próprio desenvolvimento. O orientador é responsável por garantir os procedimentos da aprendizagem, o alcance dos objetivos e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

 

Laboratórios de estudo
 

Acreditamos que cada estudante tem seu tempo e ritmo de desenvolvimento, porém quando percebemos que ele não está conseguindo compreender determinado conhecimento, e isso está gerando insegurança e desconforto, oferecemos aos
estudantes, no contra turno, o Laboratório de Estudos. Garantido pela LDB, art. 24 inciso V, que discorre que a criança tem o direito a receber a recuperação progressiva e continuada ao longo do ano ou até que suas necessidades sejam supridas, garantimos no Núcleo de Desenvolvimento esse direito, buscando auxiliar o estudante nas dúvidas, que por vezes impedem o avanço do seu processo de ensino aprendizagem.

A ESCOLA DOS SONHOS

Escola dos Sonhos oferece uma formação diferenciada, onde o conhecimento e a sensibilidade se misturam para a construção de um mundo diferente.

              

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