AGENDA     |       BLOG     |       (48) 3369-1722
  MATRÍCULA     |       ÃREA RESTRITA

PERGUNTAS FREQUENTES

AQUI NINGUÉM FICA COM DÚVIDAS !

   AVISO:   Por favor, observe atentamente as respostas.

Ao longo da nossa trajetória, muitas pessoas nos procuram com as mais variadas perguntas, algumas até divertidas, outras mais sérias... mas todas querendo saber detalhes sobre como funciona a nossa Escola dos Sonhos... selecionamos abaixo algumas das perguntas mais frequentes e convidamos você a conferir cada uma delas, talvez a sua dúvida também esteja ali e você pode ter a resposta para a(s) sua(s) dúvida(s) respondida mais rapidamente. Porém, se a sua dúvida não estiver aqui, por favor, fique à vontade para preencher o pequeno formulário ao lado e nos enviar a sua dúvida, ele será respondida o mais rápido possível. Aqui, ninguém fica com dúvidas!

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

A escola tem uniforme?

O uso do uniforme é facultativo. Para nós o objetivo do uniforme é o de permitir que a criança participe das atividades propostas, se suje e se movimente sem impedimentos. Assim, pedimos o olhar atento das famílias com relação a roupa que a criança vem para a escola, para que possamos garantir o aproveitamento da rotina escolar.

Como acontece o período de adaptação?

O período de adaptação da criança na escola é realizado sempre com o acompanhamento da família ou responsáveis, garantindo assim a segurança necessária para enfrentar o ambiente e os adultos desconhecidos por ela. Ao educador, cabe a tarefa de realizar a adaptação da criança, estimulando-a a brincar, explorar o espaço escolar e estabelecer relações. O educador deverá ser para a criança a ponte entre a família e o novo ambiente, construindo um vínculo de confiança para que, mais à frente, este fique sem a presença da família de maneira segura, evitando sofrimentos desnecessários. A adaptação acontece gradativamente, respeitando a criança e a família, durante o tempo que for necessário para o seu bem-estar.

Como entendemos a inclusão?

Para nós inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Nossa escola é marcada pela ênfase na cooperação e na colaboração e não na competição. Desta maneira valorizamos a diversidade, é ela que enriquece nossa comunidade de aprendizagem. Aqui entendemos que todos somos diferentes, seja pela idade, etnia, sexo, gênero, cultura, classe socioeconômica, aspirações, capacidades, interesses e sonhos. As diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado, pois o que é realmente importante nas pessoas e na escola é o que é diferente e não o que é igual.

Como acontece a relação escola-família?

Acreditamos que o desenvolvimento da proposta e progresso do estudante nas diferentes esferas pedagógicas só acontece quando escola-família caminham juntas, criando assim um laço de confiança. As famílias são sempre bem-vindas a escola, portanto fazemos questão do contato, envolvimento, troca, parceria direta das famílias com nossa comunidade de aprendizagem, neste sentido discussões e conversas de grupo através de WhatsApp não resolvem possíveis problemas, como também não melhora a harmonia e a confiança estabelecida entre família e escola.

Como são resolvidos os conflitos na escola?

Procuramos desenvolver valores de empatia, compreensão e cooperação, mostrando a importância de se colocar no lugar do outro, reconhecer os seus limites e a singularidade existente em cada pessoa. Quando necessária a mediação de um adulto, em uma situação em que os próprios estudantes não conseguiram resolver, busca-se ouvir todos os envolvidos a fim de refletirmos sobre o acontecido. Os estudantes são acolhidos e juntos dialogamos com o objetivo de chegarmos a uma alternativa em que todos compreendam suas atitudes e consequências. Acreditamos que assim os estudantes vão construindo e entendendo seu papel no grupo. Esse diálogo e essa reflexão ajudam na construção do auto conhecimento e no reconhecimento de suas emoções, permitindo que o estudante se coloque de forma mais madura, até chegar ao ponto de não precisar da mediação de um adulto para resolver o problema.

Qual é o papel do educador na Escola dos Sonhos?


O papel do educador na Escola dos Sonhos é mostrar aos estudantes que há mundos além do mundo. Assim ele media, orienta, instiga, encanta, inspira, despertando todas as possibilidades de aprendizagem existentes no estudante. Juntamente com ele, traça caminhos a serem percorridos, de modo que o estudante se perceba como sujeito ativo de seu próprio desenvolvimento. O educador na Escola dos Sonhos é responsável por garantir os procedimentos da aprendizagem, o alcance dos objetivos e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Em todos os momentos ele se faz presente, como um guia, um parceiro, caminhando lado a lado, numa relação de respeito, carinho e cumplicidade.

Posso colocar meu filho com 5 anos no ensino fundamental?

Não. A Lei nº 11.276 que ampliou o ensino fundamental de oito para nove anos de duração e a Resolução nº 06/10 regulamentam que a criança deverá ter a idade de 6 anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula para pode entrar no ensino fundamental.

Têm tarefa de casa?

Entendemos que o estudante passa a maior parte do seu dia na escola. Em casa, ele precisa estar mais com a família, vivendo sua rotina e momentos de lazer. Então, a função da tarefa é de compartilhar saberes com a família e envolvê-la no projeto de trabalho. Assim, quando houver necessidade, ela será enviada para casa.

Como são comemorados os aniversários na escola?

Na Educação Infantil os aniversários comemorados dentro da escola serão de forma coletiva e somente com as crianças da turma. O bolo será confeccionado em atividades de culinária e o presente para os aniversariantes será construído pelo grupo. Se a família optar por comemorar o aniversário fora da escola, durante o período letivo, esta será responsável pelo comunicado e autorização das famílias, transporte escolar ou de turismo, além de proporcionar um local adequado e seguro para a festa. No Núcleo de Transição uma vez por mês será realizado um lanche coletivo onde cada estudante trará a sua contribuição para festejar os aniversariantes do mês. Para os estudantes do Núcleo de Desenvolvimento a comemoração dos aniversários será coletiva e ao final de cada projeto, no Núcleo de Aprofundamento este momento é planejado pelos estudantes e orientadores em forma de passeio.

Quais são as atividades curriculares e extra curriculares da escola?

Curriculares: Oficina da Terra, Inglês, Movimento, Artes Visuais, Yoga, Artes Cênicas e Musicalização.
Extracurriculares: Balé, Capoeira, Yoga, Futebol, Inglês, Dança Oriental, Artesanato, Hip hop. No início do ano letivo traremos novas possibilidades de aulas de acordo com o interesse dos estudantes.

A escola comemora o dia dos pais e das mães?

As datas específicas do Dia das Mães e Dia dos Pais não são comemoradas na Escola dos Sonhos em homenagens distintas. É importante considerarmos a diversidade das constituições familiares atuais. Pensamos que reforçar o modelo de família nuclear diverge do que acreditamos e temos trabalhado com nossas crianças. É de extrema importância preservar a criança dos inúmeros sentimentos que se afloram ao ter que confeccionar um presente ou preparar uma apresentação para alguém que já se foi ou que não pertence ao seu convívio, seja este o pai ou a mãe. Aqui na escola somos um grupo, e como tal devemos pensar em todos e não só no desejo individual de cada um. Assim, cada família decide se comemora ou não esta data em casa, e aqui na escola comemoraremos o Dia da Família, contemplando e valorizando as diversas constituições familiares.

Posso chegar ou buscar meu filho a qualquer hora?

Os atrasos e as saídas antecipadas deverão ser comunicados com antecedência à secretaria da escola, para que as educadoras possam se organizar previamente. Todo estudante está inserido em uma rotina diária de atividades, então sair antes e chegar depois do horário deve ser uma exceção, pois isso atrapalha a gestão do tempo, a inserção no grupo e o bom andamento e organização do trabalho escolar.

A escola tem hora do sono?

A escola acredita que o sono, como qualquer outra necessidade básica da criança, deve ser respeitada de acordo com a vontade individual de cada um. Portanto não obrigamos nenhuma criança a dormir, a comer, ir ao banheiro, se essa não for a sua vontade. Para as crianças do Clube do Quintal preparamos um horário de descanso após o almoço, das 12:00h às 13:00h. O espaço é organizado de forma que estimule o relaxamento e o sono, porém também preparamos um lugar para as crianças que não quiserem dormir, para que possam se envolver com brincadeiras mais tranquilas.

ENVIE UMA PERGUNTA

A ESCOLA DOS SONHOS

Escola dos Sonhos oferece uma formação diferenciada, onde o conhecimento e a sensibilidade se misturam para a construção de um mundo diferente.

              

IMAGENS + RECENTES